quarta-feira, 9 de maio de 2007

resumo do livro do professor 1.4

Veremos agora, o motivo pelo qual os portugueses, no ano de 1544, escolheram o Vale do Rio Cricaré para viverem.

Após a descoberta da América por Colombo, os europeus voltaram seus interesses para o novo continente.

No início, o Brasil era dividido entre portugueses e espanhóis através do Tratado de Tordesilhas. Como não sabiam ao certo qual era a dimensão do continente, os portugueses chamaram a terra de "Ilha de Santa Cruz", com o tempo foram percebendo como era grande o territórioe mudaram o nome para "Terra de Vera Cruz"e com o tempo passou a se chamar Brasil, devido a uma árvore comum do litoral o pau-brasil.

Na época do descobrimento, as viagens feitas pelos exploradores eram de navios movidos pelo vento em suas velas, as viagens podiam durar meses pelo praticamente desconhecido oceano Atlântico. Essas viagens eram perigosas e todos passavam por dificuldades, a comida e bebida eram escassos e o trabalho era árduo, muitos passavam mal ou até mesmo morriam durante essas expedições.

Em 1502, uam frota de navios portugueses passou pela foz do Rio Cricaré e mediu sua largura e profundidade. Américo Vespúcio ( que dá nome ao nosso continente) estava nessa expedição, que também passou por outros rios.

Cada vez mais a Vila do Espírito Santo era atacada pelos índios, devido a rivalidade com os portugueses. Em 1544, os índios quase dizimaram os portugueses de Vila Velha, destruíram praticamente tudo o que havia por lá, como engenhos de açúcar e plantações. Muitos portugueses saíram daquele lugar, e foram morar na Vila de Campos (atual cidade de Campos/RJ), e outros se mudaram para a ilha de Santo Antônio (Vitória), outros fundaram São Mateus e Conceição da Barra simultaneamente.

São Mateus e Conceição da Barra eram muito distantes de todas as outras colônias, por isso tiveram que viver harmoniosamente, por isso muitas pessoas de uma mesma família estavam presentes nas duas vilas.

Mesmo com todas as dificuldades, os habitantes das duas vilas conseguiram fazer prosperar suas terras e conseguiram fazer com que São Mateus se tornasse a linda cidade que é hoje.

Por aqui, a colonização portuguesa só começou em 23 de maio de 1535, com a chegada de Vasco Coutinho. Chamou o lugar de Capitania do Espírito Santo, hoje Vila Velha. Os índios tentaram resistir, mais foram derrotados pelos canhões.

Os portugueses começaram a construir suas casas e preparam a terra para o cultivo da cana de açúcar. Mais sempre eram atacados pelos índios, que não desistiam de proteger o que era deles por direito, os portugueses começaram a ficar com medo do lugar a partir de então.

Os portugueses acreditavam que os índios eram inferiores, e formavam grupos armados para caçar índios e escraviza-los.

Nenhum comentário: